LARANJEIRAS - RIO DE JANEIRO

sábado, 12 de junho de 2010

100 anos de Nássara

Neste ano de 2010, Antônio Gabriel Nássara (conhecido por Nássara) faria 100 anos de vida. O Bagaço deseja fazer uma homenagem a essa figura de destaque do último século.
Os presidente militares pós-64, por Nássara
Poucos o conhecem, mas Nássara, além de cartunista e desenhista, era compositor. Autor de uma das mais populares marchinhas de carnaval do Brasil, “Alá-lá-ô” (feita em parceria com Haroldo Lobo), Nássara consagrou-se como um importante artista do cenário cultural carioca.
Filho de libaneses, Nássara começou a compor marchinhas nos anos de 1930, vencendo alguns importantes concursos carnavalescos junto a pessoas e artistas tão importantes quanto ele, como Noel Rosa e Ary Barroso.
Em paralelo a isso, trabalhou como cartunista em diversos jornais, entre eles Carioca, O Globo, Última Hora, Pasquim e O Cruzeiro. Suas caricaturas eram marcadas pela simplicidade do desenho, bem como pelas críticas feitas a políticos nacionais e internacionais.
Morou em Laranjeiras, na rua Belizário Távora, e é considerado o primeiro autor de jingle comercial, feito na Rádio Philips para uma padaria.
Conheceu o também cartunista Jorge de Salles nos anos 80, mas especificamente em 1983, no centenário do caricaturista J. Carlos, tornando-se seu amigo e parceiro. Atualmente, Jorge possui um acervo de 130 desenhos originais de Nássara, dentre os quais trabalhos sobre a Segunda Guerra Mundial (1938), chuvas no Rio de Janeiro (1962), sobre artistas como Noel Rosa e Ary Barroso e ainda sobre política. Tudo isso pode ser conferido no Atelier Carioca de Humor, localizado na rua Conde de Baependi, n°98. As obras de Salles estão expostas e à venda nos domingos de Feirinha Artesanal da Praça São Salvador.
Grande amigo de Nássara, Jorge “promove” o centenário do compositor e cartunista, seja contando para transeuntes da feira sobre a vida desse grande artista que, infelizmente, ainda é pouco reconhecido em nossa sociedade, seja organizando eventos para expor um pouco mais do trabalho de seu amigo e homenagear seu centenário. Um desses eventos ocorrerá em setembro, no “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho”, onde serão expostas cerca de 25 obras de Nássara. Além disso, no mês de dezembro haverá uma exposição de curadoria do próprio Jorge, no Centro Cultural da Justiça Federal.
As homenagens a Nássara já começaram, aliás, logo no início deste ano, em fevereiro, quando o cartunista e compositor foi referência do bloco infantil Gigantes da Lira, que desfila na General Glicério.

Um comentário:

  1. Muito boa essa iniciativa! O bairro da Laranjeiras é um lugar incrível para se morar! E nós temos que reconhecer e admirar nossos famosos moradores, como o queridíssimo e talentoso Nássara.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

EXPONHA A SUA OPINIÃO!