LARANJEIRAS - RIO DE JANEIRO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A cumplicidade da vizinhança

Quando pensamos em lugares charmosos, repletos de elegância e beleza, rapidamente nos vem à mente a bucólica Santa Teresa ou o histórico Morro da Conceição, que recentemente foi capa de uma revista do jornal “O Globo” por suas construções antigas e por seus sambas na Pedra do Sal. Entretanto, muita gente se esquece de que nosso bairro possui muitos cantos que encantam os cariocas por suas opções de lazer e por seu charme, como, por exemplo, a praça da Rua General Glicério.
Todos os sábados esse lugarzinho incrustado em uma das mais lindas ruas do bairro recebe uma já famosa feirinha que atrai moradores, inclusive, de outros bairros. Pessoas de todas as idades, casais, famílias, estudantes e gente de todo o tipo se encontram lá para saborear o delicioso pastel do Bigode e/ou para ouvir a um agradável chorinho. Dentro desse espírito, podemos também mencionar o Parque Guinle que, apesar de todas as queixas quanto ao seu cuidado e à sua fiscalização, é um espaço ótimo para quem procura tranqüilidade e ar fresco, abrigando, pelas manhãs, desde pessoas passeando com seus cães a crianças à procura de uma diversão matinal.
Além desses dois lugares, não há como falar em charme em Laranjeiras sem pensar na nossa querida Praça São Salvador. Durante a manhã, o clima é bem familiar e a praça fica cheia de mães que levam seus bebês para tomar sol, de crianças que se divertem antes de ir para a escola e de pessoas que se dirigem para o supermercado Zona Sul à procura de um gostoso café da manhã. Já no final da tarde, lá pelas 17h ou 18h, a praça começa a encher novamente e o ambiente torna-se tão envolvente que mesmo quem está cansado e torcendo para chegar em casa após um intenso dia de trabalho pára para tomar um chopp, conversar com os amigos e admirar a alegria das crianças que ali brincam depois da aula. A ótima roda de samba que rola no lugar, organizada por um grupo de amigos, enche as noites de sábado de música e torna a atmosfera no local ainda mais agradável, sendo impossível para quem mora perto deixar de dar uma passada lá.
Contudo, há que se lembrar que o que faz um lugar ser aprazível e charmoso não é somente a beleza física deste, mas também os moradores que o habitam. Se a tão falada Praça São Salvador tornou-se, já há algum tempo, reduto de uma alegria infantil nos finais de tarde ou de trocas de conhecimento nas noites dos boêmios, isso só foi possível devido à presença assídua dos moradores das redondezas. Por isso, nessa primeira edição de nosso jornal, na qual nosso bairro foi sempre tão elogiado e caracterizado como maravilhoso de se morar, gostaríamos de aclamar também os moradores de Laranjeiras, que enchem nossa vizinhança de alto-astral, possibilitando uma convivência harmônica e construindo uma cumplicidade rara de se ver nos dias de hoje. Muito obrigado!
Publicado na primeira edição d'O Bagaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPONHA A SUA OPINIÃO!