LARANJEIRAS - RIO DE JANEIRO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Laranja triste e apodrecida – QUANDO A RUA TORNA-SE UMA MONTANHA RUSSA

Esquina das Ruas Coelho Neto e Pinheiro Machado em dia de intensa chuva
As Ruas Pinheiro Machado e São Salvador têm causado indignação geral.
É lastimável a situação em que se encontra a Rua Pinheiro Machado, um dos principais elos entre diferentes zonas da cidade, que dá acesso ao Túnel Santa Bárbara. As pessoas que passam pela rua sofrem com os buracos, tanto no asfalto quanto na calçada. Além da poluição sonora agravada, carros e ônibus são danificados pelas crateras. A moradora Maria de Sueli, que diz passar pela rua diariamente, já presenciou atos absurdos na via. “Uma vez eu estava andando, na calçada, e escutei um estrondo assustador. O cano de descarga de um ônibus, juntamente com algumas demais aparelhagens do motor, despencou para o chão”. Sueli ainda clama: “se não fossem os buracos, provavelmente isso não teria acontecido”.
O problema se agrava em dias de chuva, pois os buracos também são presentes na calçada, onde as raízes das árvores causam inclinações indesejáveis. Os pedestres, além de serem molhados pela água jogada pelos veículos, precisam estar atentos às poças na calçada para não molharem seus pés. Em muitos trechos – em especial o que vai da Rua Coelho Neto à Travessa Pinto da Rocha – a calçada torna-se uma grande poça; alguns chegam até mesmo a “escalar” grades de prédios para não se molharem.
Além disso, idosos necessitam caminhar com bastante cautela para não tropeçarem. O senhor Jurandy Barbosa diz que é preciso, com urgência, que se faça algo para com uma rua tão importante para a região. O mesmo diz já ter visto algumas pessoas caírem na calçada e alega ter medo, principalmente em dias de chuva.
Como é possível a rua que abriga o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, ficar nesse estado? Sem dúvida alguma, a ação deveria vir por parte da prefeitura, mas realmente já está mais do que na hora de o nosso governador abrir os olhos e enxergar um problema que está na sua frente. Infelizmente, a situação não é resolvida, pois tanto ele quanto o prefeito não sentem na pele o problema, já que se transportam por helicópteros e jatinhos.
Salve-nos, São Salvador!
A Rua São Salvador encontra-se praticamente no mesmo estado da Rua Pinheiro Machado, largada aos buracos. A moradora Patricia Terra confirma o grande problema e ainda clama para o fato de muitas pessoas não perceberem o abandono no trecho que liga a praça a Rua Ipiranga já que o trecho anterior é composto por paralelepípedos, ou seja, os buracos no trecho citado representam para muitos uma extensão dos paralelepípedos.
“Não podemos nos conformar com ruas em estados deploráveis. As ruas São Salvador e Pinheiro Machado são apenas exemplos do que acontece em todo nosso país. Façamos algo para alterar esse quadro horrendo”, alerta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPONHA A SUA OPINIÃO!